Criar um Site Grátis Fantástico
A SUECA
A SUECA

 

origem

O jogo de sueca foi introduzido pelos portugueses mas não se sabe a sua verdadeira origem, é um jogo muito popular em Portugal.

 

participantes

no jogo de sueca participam 4 jogadores divididos em 2 equipas de 2, onde os quais sentam-se em posições alternadas na mesa.   

 

Baralho

 

Pode ser utilizado um baralho comum ou um baralho espanhol, ambos de 52 cartas.

São retiradas do baralho as seguintes cartas: os Joker e todos os 8,9 e 10 de cada naipe, ficando apenas 40 cartas para jogar.

 

 

 

Valor das cartas e objectivo do jogo.

 

A sueca é um jogo de trunfos.

A carta que representa o trunfo é retirada a cada rodada onde esta terá o valor maior que todas as outras.

O trunfo, por menor que seja, é sempre soberano. Por exemplo:

 

A

7

K

2

Se a puxada for de ouros (A) e se o trunfo for de paus (2), o 2 de paus é a carta mais elevada!

 

 

 

 

 

Valor das cartas:

 

cartas

valor

ÁS

11 pontos

7 (manilha)

10 pontos

Reis (K)

4 pontos

Valetes (J)

3 pontos

Damas (Q)

2 pontos

 

 

As demais cartas não têm valor e não possuem pontos, mas na relação entre si valerá o valor facial de cada uma.

Por exemplo: o 6 é menor que o 7 que é maior que o 5 que por sua vez é maior que o 4, e assim sucessivamente.

O objectivo do jogo é ganhar mais cartas que tenham pontos.

As 40 cartas constituem, no seu todo, 120 pontos.

No final das 10 vazas, cada dupla contará os seus pontos nos seus respectivos montes.

A equipa que tiver somado 61 pontos ou mais ganha a rodada, portanto, 1 ponto fez o desempate, pois logicamente a equipa adversária terá somado 59 pontos.

O número de vazas ganhas nem sempre tem relação com o número de pontos ganhos, uma vaza com cartas 6,5,3,2 não têm valor pontual.

Se a equipa vencedora fizer:

= a 90 pontos = 1 vitória

+ de 90 pontos = 2 vitórias

120 pontos  = 3 vitórias

Empate a 60 pontos = ninguém possui a vitoria, não sendo atribuído a nenhuma das equipas.

 

 

arrumação

 

Cada jogador deve receber 10 cartas.  O embaralhar, cortar e distribuir as cartas segue uma ordem específica, qualquer irregularidade neste processo causará penalidade para a equipa infractora.

O jogador que for o distribuidor dar cartas poderá escolher se irá começar a distribui-las começando por ele mesmo ou, se será o ultimo a receber. Se escolher ser o último, vai ter de começar a distribuir as cartas para o seu lado direito e se seguirá  a ordem, onde a sua última carta deverá ser virada para que todos vejam, esta carta determinará o naipe do trunfo. Se escolher ser o primeiro a receber as cartas, a carta de trunfo será a primeira carta do monte.

 

Regras do jogo.

 

No jogo de sueca, os jogadores não podem falar nem fazer gestos e nem mostrar as suas cartas em nenhum momento ao seu parceiro ou aos adversários, se isso acontecer a rodada actual pode ser cancelada e terão de iniciar nova rodada.

Joga-se no sentido anti-horário. O primeiro embaralhador é escolhido aleatoriamente. A pessoa que embaralhada passa as cartas para o parceiro para que esse corte o baralho. Este então, passa as cartas para quem está a sua direita, que será a pessoa que distribuirá as cartas.

O distribuidor tira a carta de cima (se for o primeiro a receber as cartas) ou a de baixo (se for o último a receber as cartas) do baralho e a vira, revelando assim o trunfo (que é o naipe da carta virada).

O jogador distribui 10 cartas de uma vez só à pessoa sentada a sua esquerda, continuando a distribuir em sentido horário(se tiver tirado a carta por baixo). A carta virada pertence ao distribuidor.

O distribuidor pode preferir virar a primeira carta do baralho (trunfo), então terá de tirar mais de 9 cartas para ele e distribui no sentido contrário.

A cada vaza ganha, as cartas são viradas com seus valores para baixo e guardadas em um monte separado por um dos membros da dupla que ganhou.

O jogador que puxou a carta de valor mais elevado é o que  deve colocar uma nova carta na mesa, constituindo uma nova puxada.

É proibido olhar para as cartas que já saíram do jogo (as do monte).

Ao decorrer do jogo, se um jogador não possuir o naipe puxado, ele pode jogar uma carta de qualquer naipe.

Se a carta que o jogador escolher for o naipe de trunfo (diz-se que o jogo está cortado), as cartas irão para este jogador, a não ser que o seu adversário corte com uma carta de trunfo de valor mais elevado.

 

 

 

 

 

Rating: 2.8/5 (137 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página




Total de visitas: 4233